Técnica infalível para acalmar o bebê

O choro de um bebê costuma deixar pais e mães desesperados, ainda mais se acontecer no meio da noite. Fome, cólica, fralda suja, dores e até um susto são alguns dos motivos que fazem o neném abrir o maior berreiro – sem contar as vezes em que ele chora sem uma razão aparente.

Na hora da aflição, vale tentar todas as soluções possíveis (de colo a uma troca de fraldas) para acalmar o bebê. Porém, muitas vezes, nada parece funcionar e a angústia só aumenta.

Como fazer o bebê parar de chorar?
estomatite bebes causa tratamento 032017 400 800

Apesar de haver inúmeros procedimentos que prometem resolver o chororô, uma coisa é fato: não existe milagre! Mas pode ser que um médico norte-americano tenha chegado bem perto do que parece ser uma técnica infalível para acalmar o bebê.

Apelidado de “the hold”, que pode ser traduzido como “o abraço”, o método foi criado pelo pediatra Robert Hamilton, que atua na cidade de Santa Monica, na Califórnia (EUA). Muito simples, a técnica começou sendo usada para tranquilizar pacientes durante consultas.

Nela, o médico cruza os bracinhos do bebê contra o próprio corpo e o segura firme com uma das mãos, apoiando a cabeça e o queixinho da criança entre os dedos. Com a outra mão, ele apoia o bebê pelo bumbum e o balança suavemente para cima e para baixo.

Um vídeo demonstrativo da técnica foi divulgado pelo Dr. Hamilton no YouTube em novembro de 2015. Desde então, as imagens rodaram o mundo e viralizaram na internet, recebendo mais de 25 milhões de visualizações em menos de dois anos.

Método do abraço: funciona mesmo?

Os pais que ficaram curiosos sobre a verdadeira eficácia do método podem comemorar (e colocar em prática já!). De acordo com o pediatra Carlo Crivellaro, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, a técnica do abraço realmente funciona, por acionar o reflexo da calma nos bebês.

“Como todo reflexo, os bebês já nascem com ele. Porém, do mesmo modo que para se testar o reflexo em nossos joelhos, a batida precisa ser no ponto exato, o reflexo da calma precisa ser executado corretamente para funcionar. Além disso, a técnica lembra sensações intrauterinas do bebê, trazendo conforto e tranquilidade”, explica.

Ainda que seja relativamente fácil de ser feita, a técnica exige alguns cuidados para não proporcionar nenhum risco ao bebê. Segundo o médico brasileiro, o método também não deve ser usado em bebês que estão doentes ou com fome.

recem nascido bebe 92883559

“O bebê deve ser segurado firme, mas delicadamente, sem apertar demais e tomando cuidado com os bracinhos, para não cair e não machucá-lo. É preciso sempre sustentar a cabeça, segurando o queixo, e os movimentos devem ser suaves, pois chacoalhar o bebê com violência pode levar até a danos cerebrais”, alerta.

O pediatra aponta também que é mais fácil para os homens aplicarem a técnica, pois, em geral, têm mãos maiores.

Passo a passo da técnica do abraço

De acordo com o pediatra Robert Hamilton, a técnica do abraço é mais indicada para recém-nascidos até três meses. Depois dessa idade, os bebês ficam muito pesados para serem segurados dessa maneira.

De efeito praticamente instantâneo, o método pode não ser suficiente para fazer o bebê parar de chorar e, neste caso, os pais devem verificar se ele não está com fome, sujo ou doentinho. Veja abaixo como aplicar a técnica do abraço em casa em 5 passos simples:

  • Cruze os bracinhos do bebê junto ao peito.
  • Depois de cruzados, segure delicadamente os braços do bebê com uma das mãos.
  • Encaixe e apoie cuidadosamente o queixo do bebê entre o seu polegar e o dedo indicador.
  • Agarre a fralda na região do bumbum com a outra mão, colocando os dedos entre as perninhas do bebê.
  • Segure o bebê a uma inclinação de 45 graus, com a barriga virada para baixo, e balance-o suavemente para cima e para baixo.
tecnica para acalmar bebe 0817 400x800