Veja o que fazer durante e depois da folia para evitar a ressaca

Festa, bebidas, diversão. Esse é clima do carnaval. O problema é que isso tudo também pode resultar em uma desagradável ressaca.

 

Para ajudar evitar a ressaca e se livrar dela caso tenha exagerado, se separamos dicas de médicos e nutricionistas do que fazer antes, durante e depois da folia.

Água, muita água

Essa é a regra de ouro por aqui. O corpo deve sempre estar bem hidratado, então beba bastante água . Uma ideia da nutricionista e atleta fitness Ivie Rhein é beber um ingerir um copo de água antes de dormir. Ela diz que isso ajuda a evitar as dores da cabeça na manhã seguinte.

Toda bebida álcoolica deve ser ingerida com moderação e, enquanto estiver bebendo com os amigos, lembre-se também da água. Se não tiver, vale até um suco ou refrigerante. “O álcool acelera o processo de desidratação, por isso, é importante intercalar com uma bebida sem álcool e doce, para não haver mal-estar e até desmaio”, alerta a clínica geral Ligia Raquel Brito, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

Hidratação

Fabiana Nogueira, nutricionista do Hospital e Maternidade Madre Theodora, também defende que é preciso estar atento à hidratação e sugere um suco para tomar a qualquer hora do dia. Nele, junte 300 ml de água de coco; 2 fatias médias de abacaxi; 4 folhas de hortelã; e suco de meio limão. Bata tudo e beba em seguida. Pode colocar pedrinhas de gelo para deixar a bebida mais refrescante.

A mistura é altamente hidratante porque a água de coco ajuda a repor sais mineirais. Já o abacaxi o limão são fontes de vitamina C, que contribuem para uma melhora no sistema imunológico, deixando o corpo mais resistente.

 (Crédito: Reprodução)
(Crédito: Reprodução)

Ovo antes da folia

O ovo vire e mexe aparece quando o assunto é dieta, e oras ele é mocinho e oras é vilão. Agora ele pode te ajudar, segundo Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil. “Fazer refeições com ovos antes de beber retarda a absorção do álcool pelo fato de este alimento ser fonte de proteína e por ter em sua composição gorduras boas, dos tipos mono e poliinsaturadas”, afirma a especialista.

Ela comenta também que alimentos fontes de proteína contribuem para que os açúcares das bebidas não seja absorvido tão rapidamente, mais um fator que evita a sensação de embriaguez.

Alimentos para o dia seguinte

Ivie Rhein diz também a aveia pode ser sua melhor amiga na manhã depois da festa. Com elementos como cálcio, magnésio, ferro e vitaminas do complexo B, esse cereral aumenta os níveis de açúcar do sangue e neutraliza os ácidos no organismo, explica a nutricionista. Aposte em um minguau de aveia para o café da manhã.

 (Crédito: Reprodução)
(Crédito: Reprodução)

Um suco de tomate também é bem-vindo, já que segundo a nutricionista, o fruto tem frutose e vitamina C, substâncias que ajudam o fígado a “digerir o álcool”.

E como o assunto é fígado, que tal um suco detox para dar uma forcinha e ajudar a eliminar as toxinas do corpo e ter pique para os próximos dias de festa? “Por ajudar a liberar as toxinas das bebidas alcoólicas, combater a inflamação celular e melhorar o funcionamento intestinal, esses sucos são ótimos para recuperar a disposição e aproveitar ainda mais o dia”, diz Maria Fernanda Kawabata, nutricionista clínica e esportiva.

Fonte: IG